Tarumim:

Experimentos de Educação, Cultura e Arte para Crianças 

Sobre o projeto

Observando o cenário educativo nacional nos pusemos a vislumbrar possibilidades de atuação que pudessem possibilitar a criação de um laboratório de experimentação voltado para pensar novos rumos para as infâncias no Brasil.

Percebo a incapacidade dos programas de governo em lidar com as imensas transformações que nossa sociedade vem passando, enquanto o mundo muda em todos os níveis, os sistemas educativos permanecem com um modelo estabelecido séculos atrás e que não é capaz de propor transformações em nenhum nível da sociedade. Desta forma, acaba-se reproduzindo mais do mesmo, enquanto isso, as nossas crianças crescem sendo formatadas para viver em uma sociedade capitalista, extremamente competitiva, que desrespeita as diferenças, desqualifica a cultura, trata a arte como supérflua e quanto a natureza, aí é que se observa o maior distanciamento.

 

Mesmo vivendo em cidades Amazônicas, a maior parte das nossas crianças não tem no seu dia a dia momentos de conexão com a natureza e aprende a “correr contra o tempo” para realizar dezenas de atividades maçantes que na grande maioria das vezes não incentiva o desenvolvimento de capacidades como a criatividade, empatia, cooperação e sentido de unidade com o todo.

Tendo em vista todos estes problemas, e muitos outros não citados, “Tarumim Experimentos arte educativos” se dispõe trabalhar em busca de cocriar um modelo diferenciado de vivência na terra, objetivando a formação de um ser humano integrado ao meio em que vive, construindo um espaço onde as crianças possam desde cedo, desenvolver capacidades inerentes a cada etapa do seu desenvolvimento. Nossa ação estará voltada para atividades de arte, cultura, literatura, contato com a terra através da implantação de uma agrofloresta, onde as crianças serão atores ativos no processo, percebendo ciclos e aprendendo sobre soberania alimentar.

O objetivo principal é que este espaço seja uma incubadora de ideias transformativas, tendo em vista os novos desafios aqui na terra. Observando a crise climática nossa ação será pautada em práticas regenerativas, ativando ideias inovadoras e apoiando a produção científica na proposição de alternativas, de possibilidades que nos apresentem um horizonte de esperança para o crescimento das novas gerações.

Nosso espaço contará com uma área de convivência, sala de conferência, biblioteca, cozinha, banheiros ecológicos e uma agrofloresta. Todas as instalações serão construídas observando orientações de preservação da natureza. Será um espaço de construção coletiva que tem a infância como foco central de realização.

Nosso desejo é dar a oportunidade de as nossas crianças conhecerem outras alternativas de vida, tendo a Amazônia como o solo fértil para os seus progressos pessoais, enxergando as suas próprias capacidades, tendo a possibilidade de valorizar e conhecer suas próprias raízes, assim como de se alto reconhecer como um ser repleto de capacidades a serem desenvolvidas, e nossa intenção é criar esta oportunidade de descoberta.

Galeria

Evento experimental realizado com crianças da Vila do Irineu Serra durante 5 sábados de 05 de março à 02 de abril.

Diversas atividades envolvendo trajetórias, vivências e saberes do grupo cultural do Daime foram abordados. A intenção era introduzir para as crianças alguns conhecimentos históricos e sapiências do povo do Mestre Irineu. O Projeto “Trajetórias, Vivências e Saberes do Povo do Daime: em busca de um Novo Horizonte com as crianças do Irineu Serra”, foi aprovado no Edital de Patrimônio do Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil.

Faz parte do currículo de atividades experimentais já realizadas pela pesquisadora e Produtora Cultural Paloma Ramos.

A intenção de realização destas atividades é proporcionar às infâncias uma vivência diferenciada que envolva arte, cultura e atividades de bem-estar, objetivando a oferta de opções diferenciadas de vivências, que envolvam trajetórias culturais, mas que visam a construção de um presente e futuro mais integrados a natureza, seus ciclos e direções.