A Luzeiro do Céu Gráfica & arte foi uma instrução recebida dentro da Luz do Daime, o caminho inicial apresentado foi um trabalho de pesquisa e documentação dos hinários raiz da Doutrina do Mestre Raimundo Irineu Serra. Mas inicialmente não existia a possibilidade de realizar este trabalho, que demanda dedicação e também equipamentos apropriados, foi então que resolvi me dedicar a desenvolver a minha artista interior e me lancei na aventura dessa descoberta. Isso foi lá no início de 2020, mas eu já sabia sobre a gráfica desde 2018. A Luzeiro do Céu foi criada em 11 de maio de 2020, através de um estudo astrológico que apontou esta como uma data auspiciosa para o início dos nossos trabalhos.
“A Luzeiro do Céu Gráfica & Arte nasceu como uma inspiração. Ela veio se apresentando como uma plataforma de possibilidade para realização de pesquisas e documentações dos hinários da Doutrina da Rainha da Floresta; desenvolvendo um rigor nestes registros, possibilitando que os estudos dos hinos, da Doutrina do Mestre Irineu, estejam cada vez mais alinhados com o que ele deixou estabelecido.
A questão da forma de condução dos trabalhos e de se cantar os hinos se tornaram desde o início da minha entrada nesta escola, uma constante, sempre se apresentando como um ponto importante a ser observado.
Ao longo da minha trajetória nesta escola, em busca de compreender este ABC, várias camadas foram ficando pelo caminho e a medida que eu caminhava dentro desta meta, mais precisamente desde 11 de maio de 2020 (criação da Luzeiro do Céu), fui sendo conduzida a desenvolver processos artísticos e criativos através das artes manuais, como: costura, pintura, desenho, bordado e artes gráficas, tornando possível um erguimento do meu próprio ser depois de um processo muito forte, onde cheguei, trazida pelas misericórdias do Mestre Irineu, dentro de um processo depressivo, mas do qual venho conseguindo me levantar segurando este castiçal.
O estudo continua sendo desenvolvido, e hoje, a partir de uma perspectiva mais ampliada, que não envolve apenas uma zeladoria dos hinários e a Arte, crescem também sementes do entendimento da importância de se desenvolver hábitos e práticas mais respeitosos e integrados a natureza, mas sempre valorizando a cultura, as práticas positivas e saberes do povo do Mestre Irineu. Dentro desta perspectiva, o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e educativas para crianças vêm se tornando mais um ponto alto neste leque de buscas da Luzeiro do céu”.
A Doutrina do Daime foi fundada pelo Mestre Raimundo Irineu Serra. O Mestre Irineu recebeu instruções de sua guia espiritual, a Rainha da Floresta, Nossa Senhora da Conceição, para reunir ensinamentos já deixados aqui na terra por outros grandes Mestres, ele também recebeu os seus próprios através dos hinos. A Doutrina do Daime é cristã, temos Jesus Cristo como nosso Salvador, filho de Deus e na sua Mãe, a Virgem Maria é a nossa padroeira, aquela que ensinou o Mestre Irineu a replantar Santa Doutrina e que continua, por intermédio do sacramento, Daime, a ensinar os seguidores do Mestre Irineu.
A Doutrina do Daime é sincrética, engloba saberes e práticas de algumas outras culturas mais antigas. O Daime, o Ser Divino presente nesta bebida, recebeu este nome por se ele um rogativo, Dai-me Paz, Dai-me Luz, Dai-me amor.
Negro da baixada maranhense, chega ao Território do Acre no início do século XIX, em busca de melhores condições de vida, e se encontra na região de fronteira com saberes milenares da bebida sacramental Ayauhasca. O Mestre Irineu em matéria foi um curador reconhecido em toda região amazônica. Reuniu em torno de si uma grande comunidade, composta de pessoas simples, seringueiros, agricultores, a grande maioria não sabia ler nem escrever, mas souberam reconhecer a guiança espiritual deste grande líder. Fez sua passagem para o plano espiritual no ano de 1971, deixando firmada a Doutrina do Daime, que tem como base dos preceitos doutrinários o hinário “O Cruzeiro”, recebido por ele.
Os hinários da doutrina, são o que conduzem a força dos ensinamentos dessa escola. Os hinários são como um terceiro testamento, uma palavra viva, dita por Deus com o auxílio de um ser Divino, chamado Daime e transmitidos através de seguidores estabelecidos espiritualmente, pelo o Mestre irineu e Rainha da Floresta, para a entrega das mensagens de seguimento dos estudantes da Doutrina.
São recebidos no astral, não são composições de pessoas fardadas da Doutrina. O hino sempre vem acompanhado de um apuro, trazendo conforto e entendimento. O Mestre Deixou dito que um hino primeiro é um ensinamento para aquele que o recebe e depois para toda a irmandade.